Lembra-te do dia de sábado para o santificar - Êxodo 20:8

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TRINDADE - III

- continuação -
CONTRA - TRINITARIANISMO

A trindade como mencionamos previamente, é baseada sobre três propostas. É como uma mesa construída sobre três pernas. Caso uma das pernas seja removida, a mesa por inteiro cairá. As três propostas sobre as quais a trindade está construída são:
(1) A unidade composta de Deus.
(2) A divindade do Pai, do Filho e do Espírito.
(3) A personalidade do Pai, do Filho e do Espírito.
Em caso de fracasso em se provar qualquer uma destas três propostas, isto causará o colapso desta falsa teoria.
Para refutar a trindade, portanto, precisa-se estabelecer apenas um dos três fatos verdadeiros seguintes:
(1) A unidade de Deus não é composta.
(2) Jesus não é Deus.
(3) O Espírito não é uma pessoa.

Nas três próximas seções, planejamos considerar estes três fatos.

DEUS - O PAI
Existe apenas uma pessoa que é Deus. Ele é a fonte e o Dominador do universo. Ele é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. A unidade de Deus é simples, não composta.

1 - Um Deus significa uma pessoa - Deus é único. Ele é Individual e Singular, uma unidade, um único Ser. Vejamos agora uma pequena listagem que ensina que Deus é único.
Jesus fez referência à Seu Pai como “o único Deus verdadeiro” (João17:3). Moisés declarou: ”Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é um único Senhor.” (Deut. 6:4). Paulo escreveu: ”Para nós há um só Deus, o Pai.” (I Cor. 8:6).

Há um Deus (gr. “heis” - heb. echad”). Deus é singular, só, único, à parte. Ele é o único Deus (gr. “monos” - heb. “bad”). Todos os “outros” estão excluídos. Nada mais há, nenhum outro. Ele é uma pessoa única. Além d’Ele nenhum outro há. Todas estas palavras denotam unidade simples; A respeito da palavra “echad” (único, um) R. H. Judd escreveu:
“Esta palavra hebraica “echad” ocorre aproximadamente quinhentas vezes no Antigo Testamento, e nem um exemplo sequer pode ser produzido onde a palavra em qualquer sentido perde seu valor numérico; nem pode ser negado que esta é à base da qual todos os outros numerais tem ser valor; é verdade que temos tais palavras como “nação”, “grupo”, “assembléia”, mas quando falamos de “uma nação” como contra duas ou mais nações, absolutamente não há alteração do valor numérico do numeral.
(Judd, R. H. “One God: The God of The Ages”. Oregon, Illinois: National Bible Institution, 1949, pp. 28, 30)

Sobre a questão da unidade simples de Deus, citamos o seguinte do famoso Catecismo Racoviano:
“Prova-me que na única essência de Deus há somente uma Pessoa...De princípio já podemos notar que a essência de Deus é única não em tipo, mas em número, pelo que não pode de modo algum conter uma pluralidade de pessoas, já que uma pessoa é nada mais do que uma essência inteligente individual. Então, onde quer que existam três pessoas numéricas, devem ser reconhecidas da mesma maneira, três essências individuais; pois, no mesmo sentido em que é afirmado que há uma essência numérica; também deve ser considerado que há apenas uma pessoa numérica.” (The Racovian Cathecism, Seção III, cap. 1.)

2 - Pronomes Pessoais Singulares - O fato de que pronomes pessoais singulares são usados em referência a Deus é excelente testemunho da unidade Simples de Deus.
”Às dezenas, ás centenas, de fato aos milhares, os pronomes da Bíblia em relação a Deus permanecem como faróis em cada página do Gênesis ao Apocalipse, nos revelando a singularidade pessoal, literal e individual de Deus com uma clareza tal, que nenhum trinitariano, nem qualquer outro argumento pode negar com sucesso. “Eu, Mim, Meu” e “Ele, Dele, Ele mesmo”, “Tu, Ti, Teu”, jamais foi e nunca será corretamente aplicado a mais do que uma personalidade individual; tais palavras levam consigo, uma dignidade e uma certeza que não pode ser expressa nem por um nome (de doutrina) ou de qualquer outro método.” (Judd, R. H. Op. cit. p.32)

3 - Esta única Pessoa é o Pai - O testemunho da Bíblia é que existe uma única Pessoa que é Deus. Quem então é esta Pessoa? Ele é o Pai. Numerosos textos Bíblicos identificam o único Deus como o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Algumas destas Escrituras são as seguintes:

João 17:3 “... a Ti só, por único Deus verdadeiro...”
Romanos 15:6 “...glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor...”
I Cor. 8:6 “...para nós, há um só Deus, o Pai...”
I Cor. 15:24 “...a Deus, o Pai.”
II Cor. 1:3 “...o Deus e Pai de nosso Senhor...”
Efésios 1:17 “...O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo...”
Efésios 4:6 “...Um só Deus e Pai de todos...”
I Tess. 3:13 “...Nosso Deus e Pai...”
Tiago 3:9 “...a Deus e Pai...”
II João 3 “...de parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai.”

A unidade de Deus não é composta. Um Deus significa uma pessoa. Esta única pessoa é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
- continua -

Nenhum comentário: