Lembra-te do dia de sábado para o santificar - Êxodo 20:8

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A VERDADE SOBRE OS 144 MIL

Muitas organizações religiosas têm proposto diferentes interpretações sobre o tema em questão, tentando, por várias maneiras, arrolar seus adeptos entre os 144 mil selados do Apocalipse.

Os futuristas, defensores da teoria do rapto secreto, têm dito que estes surgirão após a vinda de Jesus e serão poderosos pregadores na terra, num suposto reinado do Anticristo, de sete anos, na Terra.

Outros advogam a fé de que o selamento dos 144 mil seja um evento ainda em cumprimento nos séculos XIX e XX. Qual seria de fato a verdade?

Qual a relação das setenta semanas profetizadas por Daniel no capítulo 9 com os 144 mil?

Vejamos a seguir:


AS SETENTA SEMANASDaniel 9
22 Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.
23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.
24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.
26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.

Segundo Daniel, sete semanas, e sessenta e duas semanas estão determinadas a partir da saída da ordem para restaurar e edificar a Jerusalém. Completadas as 69 semanas, então o Messias é tirado, fazendo assim cessar o sistema de expiação por sangue de animais.

Daniel falou de um período de setenta semanas que determinariam a vinda do Messias. Este tempo mede 490 anos; teria início do ano 457 AC e não poderia ser aumentado. São 70 semanas seqüenciais; ininterruptas. Abrir um parêntesis entre a 69ª e a 70ª é uma manipulação da profecia para ajustá-la aos anseios do dispensacionalismo (é uma doutrina teológica e escatológica cristã que afirma que a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o arrebatamento e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra). Se for permitida esta manobra, o que impede de colocar-se outro intervalo entre a 7ª e a 8ª semana? Um exemplo bem simples: é como afirmarmos que de São Paulo a Curitiba tem 50 Km. Muito simples: seguinte essa teoria você roda 45 Km e desliga o velocímetro e ao se aproximar de Curitiba, o liga novamente e aí totalizará os 50 km. No esquema abaixo, as setenta semanas estão dispostas na maneira correta:





FATOS PREVISTOS PELA PROFECIA1) Jerusalém seria restaurada: Daniel estava preocupado e orava ao Senhor, entendendo que as assolações de Jerusalém estavam no fim, visto estarem se acabando os 70 anos de cativeiro babilônico, previsto por Jeremias (Daniel 9:1-3; Jeremias 25:11,12; 29:10; II Crônicas 36:15-21). Deus havia previsto o cativeiro de Judá sob a opressão de Nabucodonozor. Muitos jovens seriam feitos eunucos para servirem ao rei de Babilônia (II Reis 20:16-18; Daniel 1:6-8). Davi retrata o desânimo do povo (Salmo 137:1-4). Isaías revelou, de modo especial, o nome do homem que iria remover o cativeiro de Judá (150 anos antes de seu nascimento - Isaías 44:24,28; 45:1-4) e promover a reconstrução de Jerusalém: Ciro (Isaías 45:1-3,13).

2) As ruas e o muro seriam reconstruídos, mas em tempos angustiosos: Esdras nos dá detalhes dos problemas enfrentados para levar avante a reconstrução (Esdras 4, 5 e 6; Neemias 3 e 4). Pedreiros armados, ver Neemias 4:15-18.

3) O Santo dos Santos seria ungido: O Santos dos Santos, parte mais sagrado do templo, era vedado aos sacerdotes. Lá Deus se fazia presente. Somente o sumo sacerdote, uma vez ao ano, após purificação, podia ali se apresentar. Jesus ali penetrou, após um sacrifício pleno e perfeito e definitivo. Ele abriu caminho, rasgando o véu da separação, permitindo que nosso louvor chegasse ao Altíssimo. Jesus ungiu, e purificou com Seu sangue, o Santo dos Santos (Hebreus 9:1-12, 24; 10:19,20; 6:19,20; Mateus 27:51).

4) O Messias seria tirado: Se o Messias seria tirado depois das sessenta e duas semanas só existe uma semana profética em que isto podia ocorrer: a septuagésima. A palavra tirado, prova que o Messias não teria morte natural. Jesus preencheu a profecia (Isaías 53:8).

5) Extinguiria a transgressão: Ao morrer Jesus disse: "Está consumado." (João 19:30). Nenhum sacrifício futuro poderia acabar com a transgressão; ela acabou no Calvário (Hebreus 9:15; Isaías 53:5).

6) Daria fim aos pecados: Quem é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (João 1:29; I João 3:5)? Jesus veio para salvar o Seu povo de seus pecados (Mateus 1:21; Hebreus 9:26). Sacrifícios de animais não podiam tirar pecados, mas Ele ofereceu um sacrifício para sempre (Hebreus 10:4-17). Levou sobre si nossos pecados (I Pedro 2:24; Isaías 53:6).Todos: passado, presente ou futuros, foram tirados na cruz.

7) Expiar a iniquidade: Jesus, nosso Sumo sacerdote, por Sua morte expiou os nossos pecados, nos reconciliando com Deus (Hebreus 2:17; Colossences 1:20; Tito 2:14).

8) Trazer a justiça eterna: Jesus veio para cumprir toda a justiça, é nossa justiça e por Seu sangue nos justificou com uma eterna redenção (Mateus 3:15: Romanos 5:17-21; I Cor. 1:30; I Ped. 2:24; Rom. 3:21-26; Hebreus 9:12).

9) Selar a visão e a profecia: Selar no caso diz respeito a confirmar a veracidade do profeta e da profecia (I Reis 21:8; Jeremias 32:10; João 6:27). Jesus selou a profecia, cumprindo o que nela estava escrito (Atos 3:18; João 5:39; Lucas 24:44).

10) Firmar um concerto: Jesus pelo Seu sangue estabeleceu um concerto ou pacto eterno, o novo testamento, sendo Ele nosso Mediador (Mateus 27:28; Hebreus 9:14,15; Romanos 15:8-12; Hebreus 12:24; 13:20)

11) Cessar o sacrifício e a oferta de manjares: Os sacrifícios do antigo pacto eram meramente um tipo do sacrifício final de Cristo. Após o Calvário, não resta mais sacrifícios pelos pecados (Hebreus 9:28; 10:10, 18). Embora os judeus os seguissem fazendo, nenhum valor mais tinham perante Deus. Jesus cumpriu literalmente esta palavra, morrendo numa quarta-feira e após 3,5 anos de ministério. Metade da semana de dias e de anos. O tempo da morte de Jesus estava determinado (João 7:6, 30; 17:1; Mat. 26:18, 45). Ao iniciar Seu ministério, Jesus determinou que se pregasse somente aos de Israel; o convênio era com o povo de Daniel. (João 1:31; Mateus 15:24; 10:5,6) . Mesmo após a morte e ascensão do Senhor o Evangelho ainda seguiu, por algum tempo, sendo pregado somente a Israel. Era mister se cumprir os 3,5 anos restantes e concluir-se a septuagésima semana. Após o martírio de Estevão, os cristãos se dispersaram de Jerusalém e em Cornélio encerrou o ministério exclusivo da pregação aos judeus (Atos 8:4; 11:18, 19; 13:46-48).

12) Destruição de Jerusalém e do templo: Depois de tirado o Messias Jesus, o povo de um príncipe viria para destruir Jerusalém e o santuário. Que povo e que príncipe é este e quando viriam? No ano 70 AD os exércitos romanos, sob o comando de Tito invadiram, destruíram e tomaram Jerusalém e o templo. Israel foi espalhado e só se reorganizou como nação em 1948. O concerto com o povo de Daniel foi feito por Cristo e Ele na metade da septuagésima semana, após 3,5 anos de ministério, cessou o antigo pacto, cumprindo todos os itens desta profecia. Messias, o Príncipe e o outro príncipe: O príncipe que haveria de vir com seu povo não é o mesmo Jesus. O Mestre mesmo falou da invasão e assolações causadas pelos gentios e da fuga dos judeus (Lucas 21:20-24; Mateus 24:15-20). A profecia de Daniel não fala de nenhum anticristo. Jogar a última semana para o futuro é abrir um rombo na seqüência dos 490 anos e tentar impor uma doutrina só conhecida a partir do princípio do século XIX.


SINAIS QUE IDENTIFICAM OS 144 MIL:
Que importante esclarecimento nos revela Apocalipse 7:4 e 9 quanto a identificação dos 144 mil?
R: Os versos referem-se a dois grandes agrupamentos totalmente diferentes:
- O verso 4 fala de um grupo limitado;
E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.

- O verso 9 fala de uma grande multidão, cujo número era incontável.
Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos.

Os 144 mil são formados exclusivamente das 12 tribos de Israel. Outras nações não pertencem a Israel, ou seja, os gentios, não podem ser parte dos 144 mil. Os gentios salvos de todas as nações da terra são partes da grande multidão.

Importante: na grande multidão pode e há israelitas naturais, todavia entre os 144 mil não pode incorporar-se nenhum gentio.

Segundo a bíblia, quantos serão selecionados de cada tribo de Israel, para fazerem parte dos 144 mil?
Apocalipse 7:5-8.
Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados; Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados; Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados; Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

De que forma pretende algumas organizações religiosas incorporar pessoas não israelitas, ou gentias, aos 144 mil? Que argumentam?
R: Tais entidades advogam a ideia de que os 144 mil não são apenas israelitas naturais, mas que se trata de Israel espiritual, abrindo assim espaço para os crentes gentios serem também parte destes.

Por que não aprovamos tal teoria? É certo afirmar que os crentes gentios sejam Israel espiritual?
R: Em muitas passagens bíblicas é correto o fato do crente gentio, não israelita, ser considerado como um judeu ou israelita espiritual. No entanto, onde a bíblia apresenta judeus e gentios juntos, num mesmo contexto, deve-se entender por judeus e gentios naturais.


DEUS CHAMA PRIMEIRO AOS ISRAELITAS – (PRIMÍCIAS)
A quem, segundo as instruções de Jesus, deveriam os 12 apóstolos pregar o Evangelho do Reino?
R: Somente ao povo de Israel:

Mateus 10:5-6
Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Conforme últimas orientações dadas pelo Mestre, por onde deveria começar a pregação do Evangelho?
R: Veja o relato em Lucas 24:47
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

Reconheceu Paulo este fato mais tarde?
R: Sim, vejamos alguns textos:

Romanos 1:16
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Romanos 2:10
Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego.

Atos 13:46
Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios

Que testemunhos nos deixou o apóstolo Pedro quanto à prioridade dos judeus na recepção da mensagem redentora?
R: Vejamos Atos 3:26
Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.

Que resposta deu Jesus ao ser procurado por uma mulher gentia, durante a fase da pregação a Casa de Israel?
R: Esta mulher procurou o Mestre, rogando-lhe que a socorresse, pois sua filha estava horrivelmente endemoniada. Não estava ainda na hora dos gentios, todavia, mediante a grande humilhação desta mulher, o Senhor realizou a cura almejada.

Mateus 15:22-28
E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

Que significa o termo “primícias”? Pode ainda estar em curso o assinalamento dos 144 mil?
R: Por primícias, devemos entender: “primeiros frutos”. A bíblia nos prova que os primeiros frutos entre os remidos pelo sangue do Cordeiro, foram os primitivos cristãos e estes, por sua vez, eram israelitas ou judeus naturais. Ninguém, dos convertidos nestes últimos séculos, pode ser parte dos 144 mil, pois não são primícias. Os que estão ensinando que atualmente ainda são selados membros dos 144 mil estão incorrendo em grave erro, pois primícias são somente os primeiros israelitas da Igreja dos apóstolos.

Apocalipse 14:4
Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgens. Estes são os que seguem o cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados para ser as primícias para Deus e para o Cordeiro.

CRESCE A IGREJA NA COMUNIDADE DE ISRAEL
Qual o resultado da pregação à comunidade hebraica dos dias dos apóstolos?
R: Milhares começaram a aceitar a fé. Na festa israelita que celebrava as primícias da colheita, o Pentecostes, estavam presentes pessoas de vários lugares a quem Pedro, cheio do Espirito Santo, lhes dirigiu a palavra dizendo: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém... Onde lhes esclareceu que o que estava ocorrendo era o fato profético mencionado pelo profeta Joel, e desta pregação resultou o ingresso na Igreja de cerca de 3 mil novos discípulos: “Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase 3 mil pessoas”. Daí por diante a Igreja crescia constantemente:

Atos 2:47
Louvando a Deus e caindo na graça do povo. E todos os dias acrescentavao Senhor à igreja os que iam sendo salvos.

Em resposta a um subsequente discurso do apóstolo Pedro, a que número chegou à comunidade dos santos?
R: Leia Atos 4:4
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase 5 mil.

Diante dos sinais e prodígios feitos pelos apóstolos entre o povo, que resultados se produziam na Igreja?
R: Atos 5:12 e 14
Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no pórtico de Salomão. A multidão dos que criam no Senhor, tanto de homens como de mulheres crescia cada vez mais.

Que descreve o autor, ao mencionar o grande crescimento que se observava na Igreja? Tenha em mente que até então os gentios não tinham sido admitidos.
R: Atos 6:1, 7 e 9
Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé.Levantaram-se, porém, alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos, dos da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.

Nota: Deste ponto em diante, as portas da Igreja se abrem para os gentios convertidos. Isto não significa que nenhum israelita se convertia doravante, todavia, começaria um declínio com o endurecimento de povo de Israel, conforme a predição do apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos capitulo 11.

O fim do selamento dos 144 mil israelitas marca o início do endurecimento de Israel, no que diz respeito à aceitação do Evangelho. Por quanto tempo este endurecimento perduraria? Como, durante este tempo, poderia um judeu sincero se achegar a Deus?
R: Ver Romanos 11:25
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

Nota: Israel foi endurecido como nação. Nada impede que, individualmente, os judeus reconheçam a Jesus como Messias ou Cristo e ingressem na Igreja de Deus.

O surgimento da Igreja dentre o povo de Israel, significa que a Igreja seja outro povo? Seria uma nova organização totalmente desvinculada da comunidade de Israel?
R: Absolutamente não! O judaísmo dos dias de Jesus estava decadente e a mensagem do Mestre e seus apóstolos lhes trouxeram plena restauração. Note que era plano de Deus reconstruí-lo para que o caminho aos gentios pudesse ser aberto.

Atos 15:16-17
Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo; para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome.

Amós 9:11-12
Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo de Davi, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos; para que eles possuam o resto de Edom, e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas.

Em Cristo este tabernáculo foi restaurado. Assim, a Igreja não é uma nova instituição, mas a reconstrução do Judaísmo puro e a continuidade dos planos divinos que começaram em Abraão. A Igreja verdadeira foi e é a única e legítima representação de Deus e Sua Obra.

Importante: O sistema levítico ou arônico para expiação de pecados, bem como a lei mosaica relacionada a este, chegou ao fim com o sacrifício real e definitivo de Jesus, o verdadeiro Cordeiro que tiraria o pecado do mundo. O sacerdócio que passou a vigorar a partir da cruz é o de Melquisedeque, no qual Jesus foi constituído Sumo Sacerdote. Daí por diante, mesmo que os judeus prosseguissem sacrificando animais, estes sacrifícios já não tinham mais nenhum efeito no plano da Salvação. A sombra, o típico, já estava extinto, dando lugar ao real. Na vinda de Jesus como Rei os olhos dos judeus naturais se abrirão e, ao receberem o grande Rei e Messias em Jerusalém, num momento de grande aflição, reconhecerão que se trata do próprio Jesus a quem rejeitaram durante todos estes séculos.

Qual era a situação dos gentios antes do surgimento da Igreja?
R: Efésios 2:11-12
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens. Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

Note que os gentios, também chamados por incircuncisos (pois não eram circuncidados) se achavam totalmente fora dos planos divinos, sem Deus, sem esperança, sem direito as promessas feitas a Abraão e a seus descendentes e, sobretudo, separados da comunidade de Israel. Ora, se antes estes estavam separados da comunidade de Israel, fica evidente que Israel sempre foi e sempre será o canal utilizado por Deus para salvar e executar Seus planos e promessas. Ademais vejam que em Cristo e consequentemente, na Igreja, os gentios são incorporados na comunidade israelita. Desta forma, podemos concluir que a Igreja não é uma comunidade estranha a Israel, mas que é o verdadeiro Israel de Deus.

Gálatas 3:29
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

Efésios 2:13
Mas agora, em CRISTO JESUS, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de CRISTO chegastes perto.

Que podemos dizer do Israel natural, que rejeitou a Jesus como o Messias prometido e que prossegue indiferente a fé cristã? Estaria este, cumprindo algum propósito divino?
R: Com o fim do selamento dos 144 mil, veio um endurecimento sobre Israel como nação, de forma que, doravante, poucos, dentre os judeus, prosseguiram recebendo o Messias. Este endurecimento não significa uma rejeição plena e definitiva da nação como povo de Deus. Este processo de endurecimento é transitório e encerrará por ocasião da vinda gloriosa de Jesus, para o estabelecimento do Reino Milenar na Terra.

Este endurecimento dos judeus abriu o espaço necessário para que as nações gentias pudessem ter acesso à salvação e serviu para enciumar a Israel. Assim que vivemos ainda o “Tempo dos Gentios” que se encerrará na segunda vinda de Cristo. Aí então se dará a conversão do restante da nação de Israel e este será readmitido e tomará parte do Reino Milenar.

Romanos 11:1, 7, 8, 11, 25 e 26
Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Pois quê? O que Israel busca, isso não o alcançou; mas os eleitos alcançaram; e os outros foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje. Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.

Romanos 9:27
Também Isaías exclama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.

Onde e com que fato podemos provar o ingresso dos gentios na Igreja apostólica? Começaria ai então a grande multidão ou o outro grupo visto por João?
R: Sim, a grande multidão começou com o ingresso dos gentios. Conforme já mencionado, Deus planejou a reedificação e o estabelecimento da Igreja que possibilitaria o ingresso dos gentios convertidos à comunidade de Israel. Outras citações bíblicas confirmam este propósito de Deus:

Rom. 9:25
Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada a que não era amada.

1 Pedro 2:10
Vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.

Como o centurião Cornélio e os seus, os gentios convertidos passaram a ser participantes da Igreja, mas não como estrangeiros, mas como membros da família de Deus:

Atos 10:35
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e obra o que é justo.

Atos 11:18
Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.

Efésios 2:19,20
Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio CRISTO JESUS a principal pedra da esquina.

A rebeldia e o consequente endurecimento de Israel como nação se deu principalmente pela rejeição a Cristo como Messias. Assim sendo, o que Jesus foi para os Judeus?
R: Uma pedra de tropeço:

1 Pedro 2:6-8
Pelo que na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina. E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para i que também foram destinados.

Romanos 9:31-33
Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou a lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras a lei: tropeçaram na pedra de tropeço; como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido.

Salmo 118:22
A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular.

Isaías 28:16
Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará.

1 Coríntios 1:23-24
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

Haverá ainda, futuramente, alguma chance para Israel como nação? Caso positivo, quando isto sucederia e com que sinal?
R: Sim. Ao se cumprir o tempo dos gentios, tempo que já atinge mais de 20 séculos, Jesus virá. O mundo será palco da grande e terrível batalha chamada Armagedom e Jerusalém será duramente atingida. Após a ressurreição dos santos e a transformação dos vivos, eles serão ajuntados nas nuvens, se encontrarão com Jesus e daí descerão sobre o Monte das Oliveiras, defronte de Jerusalém. O restante da nação de Israel será salvo e chorará amargamente ao constatar que seu Salvador e Messias é o próprio Jesus que eles rejeitaram ao longo destes séculos. O Senhor lhes dará um coração novo e os servirão como missionários entre os restantes das nações sobreviventes da batalha final.

Romanos 11:25-27
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

1 Tessalonicense 4:15-17
Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

Mateus 24:30-31
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Zacarias 14:2-4
Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será exterminado da cidade. Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha. Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul.

Zacarias 12:9-14
E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém. Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito. Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido. E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte; cada família à parte, e suas mulheres à parte.

Zacarias 8:22-23
Assim virão muitos povos, e poderosas nações, buscar em Jerusalém o Senhor dos exércitos, e suplicar a bênção do Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.

Salmo 86:9
Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome.

QUANDO SE DEU O ASSINALAMENTO DOS 144 MIL?Pelo que estudamos até agora, já ficou evidenciado que os 144 mil foram assinalados no princípio da Igreja apostólica. No entanto, o texto abaixo nos dá mais uma prova:

Apocalipse 7:1-4
Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel.

Que representavam ventos em linguagem profética?
R: Representam as guerras, distúrbios políticos entre nações, etc.

Daniel 7:2
Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande.

Jeremias 25:32
Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tempestade se levantará dos confins da terra.

Nota: Reter os ventos significa impedir guerras. A época do assinalamento foi um tempo de paz. Está é mais uma prova de que o assinalamento dos 144 mil se deu dentro da era da Igreja primitiva.

Durante o reinado do Augusto César o templo de Júpiter (sempre aberto durante as guerras e fechado em tempos de paz) foi fechado, o que significa que Roma estava então, em paz com todos os seus domínios:
Este templo “esteve fechado somente 3 vezes ao longo de 700 anos” (Enciclopédia Americana).

Foi precisamente durante o reinado de Augusto César, que Cristo nasceu. (Luc. 2:1-Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado).

Neste tempo, o supremo domínio dos césares já havia levado a paz a todo o mundo:
Dentro daquelas fronteiras (romanas) haviam prevalecido grandes bênçãos da autoridade romana, “A Paz Romana...” Não se pode contestar que, pelo menos durante 2 séculos, o total desta extensa região desfrutou de um reinado de paz e segurança, tal como nunca havia sido antes e nunca havia sido desde então... Nos caminhos você podia viajar de Jerusalém a Roma, ou de Roma a Cádiz, sem temer o inimigo... (Vida en el mundo romano, de Néron e San Pablo, pg. 9 e 10, por T.GA Turcker).

Que prova bíblica ainda temos de que havia paz naquela época?
R: Ver Atos 9:31
Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava.

Como podem alguns movimentos religiosos atuais pretender que até hoje ainda estejam sendo selados os 144 mil? Poderiam eles provar, que durante o assinalamento de seus adeptos em todos os tempos, não estavam ocorrendo guerras na Terra?
R: Tenha em mente que nenhum dos 144 mil seria selado em tempos de guerra na terra, pois os 4 anjos retinham os 4 ventos nesta fase de seleção.

OS 144 MIL NÃO SE CONTAMINARAM COM MULHERESMulher, em profecia, que representa?
R: Representa a Igreja verdadeira; a igreja romana ou Babilônia ou ainda movimentos religiosos.

Apocalipse 2:20
Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos;

Apocalipse 12:1,2,6,14
E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

Apocalipse 17:1-6
Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição. Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição; e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de JESUS. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração.

Que nos é dito, quanto à pureza dos 144 mil?
R: A palavra nos diz que estes são virgens.

Apocalipse 14:4
Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.

Ora, se mulheres representam religiões, conforme vimos, como podem algumas organizações religiosas pretendem que seus recentes movimentos (que se originaram no século XIX) tenham membros participantes dos 144 mil? Porventura seus membros não vieram de outras religiões? Se vieram, não podem ser considerados virgens, pois já se contaminaram com religiões (mulheres, espiritualmente).

Como entendemos que os primeiros crentes israelitas também não se contaminaram com mulheres?
R: Os israelitas selados, sim, não se contaminaram com mulheres (religiões), pois sempre serviram ao verdadeiro Deus no judaísmo.

ISRAEL ESPIRITUAL?
Outro argumento que usam para, mesmo sendo gentios, se colocarem entre os 144 mil, é de que a profecia se refere a Israel espiritual. Para refutar este engano, basta ter em mente que dois grupos, os 144 mil e a grande multidão, estão bem distintos da profecia:

Os 144 mil são:
Doze tribos de Israel
Um número fixo, limitado
Primícias entre os remidos
Virgens. Sua fé era o judaísmo
Selados em tempo de paz

A grande multidão é:
De todas as nações
Incontável
Salvos posteriormente
Ex-participante de religiões
Salvos em qualquer tempo

Que resulta a tentativa de querer dizer dos 144 mil se tratar de Israel espiritual?
R: Quando a bíblia distingue judeu de gentio, mostrando-os de forma comparativa, não se pode “espiritualizar” a nenhum dos dois. Neste caso, judeu é judeu natural e gentio também é gentio natural. O entendimento tem que ser literal. Caso contrário, terão que explicar, não apenas o que vem a ser judeu espiritual, mas o que é um gentio espiritual! Vejamos exemplos onde, por serem apresentados juntos e comparativamente, os termos tem que ser entendidos literalmente:

Atos 13:45-46
Mas os judeus, vendo as multidões, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios;

Romanos 1:16
Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

O caso dos 144 mil e da grande multidão, que também são grupos distintos, igualmente não podem ser interpretados espiritualmente. Dizer que os 144 mil sejam gentios crentes significa anular as distintas posições dos dois grupos.

Há casos em que os gentios podem ser entendidos como judeus espirituais, conforme no exemplo abaixo:

Gálatas 3:29
E, se sois de CRISTO, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Romanos 2:28-29
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Gálatas 4:26-28
Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido. Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora.

Alguém pode querer afirmar que os crentes gentios contaminados por mulheres (religiões) foram purificados pelo sangue de Cristo e, portanto podiam ser contados como virgens.

De modo algum!

Veja que ao comparar os dois grupos, a profecia é clara que os 144 mil não se contaminaram, o que equivale dizer que os da grande multidão tiveram este envolvimento, antes da sua remissão e que por isso não são contados com eles.

Os textos ainda esclarece, que ambos os grupos foram remidos, lavados pelo sangue do Cordeiro.

Apocalipse 7: 9, 13 e 14
Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 14:1-3
E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram comprados da terra.


NOVO CÂNTICO
Apocalipse 14:3
E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.

Fica muito claro neste texto que refere-se ao fato de que os judeus já conheciam os ensinos de Moisés, agora precisavam aceitar os ensinos de Cristo (novo cântico).

Apocalipse 15:2-3
E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.

Outra situação que fica evidenciada é o fato de que os gentios não conheciam nem os ensinos de Moisés e nem o de Jesus. Por isso precisavam aprender a cantar os dois cânticos.

Apocalipse 5:9
E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

Outra referencia ao povo redimido por Jesus que proclama a justiça de Deus.

Salmos 40:3
E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.

Referencia ao novo ensino de Jesus, a verdadeira maneira dos homens se achegarem a Deus.

Isaías 42:9-10
Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor desde a extremidade da terra; vós os que navegais pelo mar, e tudo quanto há nele; vós, ilhas, e seus habitantes.

A profecia que fala de algo que envelhecia (antigo pacto) e o novo que surgiria (novo pacto). Esta profecia mostra que o sistema da salvação antigo seria mudado por um novo sistema, e Deus já estava avisando.

Hebreus 8:8-10
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.

Muito curioso os textos acima: fica evidenciado de que o CÂNTICO NOVO é uma clara alusão à instauração da nova aliança na pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo.

Em suma,

1) O novo cântico é uma figura para a nova aliança;
2) A primeira aliança (cântico de Moisés) tinha um tempo determinado para acabar, conforme a profecia de Daniel;
3) O novo cântico (de Jesus) começou a ser cantado dentro do período das 70 semanas, portanto, somente judeus podiam cantá-lo;
4) Depois de completado as 70 semanas, então, os gentios começaram a cantar tanto um como o outro cântico.

Paz seja com todos.



Original: The 144,000 – Bible Advocat Press.

Um comentário:

Ivonil servo de Yahshuah disse...

" os 144 000 assinalados"
É primeiro uma figura de linguagem emblematica!
Segundo uma junção matematica das 12 tribus de Yashorul=israel vezes os 12 Tamlidim-Discipulos de Yahshuah.
12X12=144...
Como todo o livro de Hizayom=Revelação é no sentido figurado!
Interpretar as profecias Apocalipticas literalmente, é uma falta enorme de sensibilidade espiritual!

shalom em yahshuah o unico nome que salva!