Lembra-te do dia de sábado para o santificar - Êxodo 20:8

sexta-feira, 12 de março de 2010

O ANDAR CRISTÃO

A Bíblia descreve a religião Cristã como o caminho (Mateus 7:14; João 14:6; Atos 9:2; 19:23; 22:4; 24:14, 22), e figura o Cristão como quem anda no caminho. O andar Cristão em: “novidade de vida” (Romanos 6:4), “não após a carne, mas após o Espírito” (Romanos 8:4), “honesto, como de dia” (Romanos 13:13), “por fé, não por vista” (II Coríntios 5:7), “no Espírito” (Gálatas 5:16, 25), “em boas obras” (Efésios 2:10), “digno da vocação em que fostes chamados” (Efésios 4:1), “em amor” (Efésios 5:2), “como filhos da luz” (Efésios 5:8), “dignos do Senhor” (Colossenses 1:10), ”nEle” (Colossenses 2:6), “dignos de Deus” (I Tessalonissenses 2:12), “agradáveis a Deus” (I Tessalonissenses 4:1), “na Iuz” (I João 1:7), “como Ele andou” (I João 2:6), “na verdade” (II João 4), e com Cristo “de veste branca” (Apocalipse 3:4).

O andar Cristão está baseado em sua relação com Cristo. “Se vivemos em Espírito, andemos em Espírito” (Gálatas 5:25). O crente anda “num caminho estreito” e mantém boas obras pela graça de Deus e o poder de Cristo. O Cristão não pode andar pelas próprias forças. Pelo sacrifício de Cristo, o crente pode permanecer diante de Deus em solo santo. Através do poder de Cristo, ele está apto para andar sobre este solo santo. A posição refere-se à postura legal do crente diante de Deus. O andar refere-se à suas atividades e conduta. O andar cristão inclui atividades como oração, estudo bíblico, o vencer tentações, presença na Igreja, ser um bom cidadão, sendo um estranho e peregrino, testemunhando para Cristo, etc. Entretanto, uma pessoa não é um Cristão por simplesmente orar, ler a Bíblia, ir à Igreja, e ser um bom cidadão. Uma pessoa é um Cristão porque está relacionado com Deus através Cristo de uma forma adequada. Embora ore, leia a Bíblia, e vá aos cultos na igreja, não se é um Cristão a menos que se tenha uma relação redentiva com Deus através do sacrifício de Cristo. Os vários fatores inclusos no andar Cristão deveriam ser vistos partindo da vital relação do Cristão com Cristo. A conversão é o processo mediante o qual o crente estabelece contato com seu glorioso Senhor. O viver Cristão é o resultado normal do funcionamento deste relacionamento. Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

Os Cristãos vivem em justiça e são cautelosos em manter boas obras não para que possam ser redimidos, mas porque eles são redimidos. Eles fazem o bem não para que possam ser justificados, mas porque foram justificados. Eles andam no caminho Cristão não para que possam permanecer em solo santo, mas porque já estão em solo santo. As obras de Deus não são o preço para adquirir a salvação; elas são as ofertas de gratidão. Nós amamos a Deus porque primeiro Ele nos amou. Nós vivemos para Ele porque nós temos experimentado Sua graça e misericórdia. O que Cristo fez por nós, se faz a influência motivadora para que façamos o que devemos por Cristo. Os primeiros três capítulos de Efésios nos conta o que Cristo fez por nós; os últimos três capítulos diz o que devemos fazer por Ele. A primeira metade fala da postura do crente e como se coloca sobre Cristo; a última metade fala do andar e combate do crente em Cristo. Colocar-se e assentar são posições inativas, o andar e combater denota movimento de atividade muscular. As duas seções de Efésios estão interligadas pela conjunção, “portanto,” em Efésios 4:1. “Eu portanto, o prisioneiro do Senhor, vos rogo que andeis como é digno de vossa vocação com que fostes chamados.” O que deveríamos fazer por Cristo está baseado no que Ele tem feito por nós. A postura do crente em solo santo diante de Deus é a base para o novo andar. Agradando a Deus e mostrando consideração pela salvação, são motivos do andar Cristão. Cedendo ao senhorio de Cristo e Seu poder que habita interiormente, é um método de encontrar este andar. Seguir as instruções de Cristo e andar com Ele, constitui a maneira do andar Cristão.

O andar Cristão inclui toda área da vida. “Jesus cresceu em sabedoria e estatura, e na graça de Deus e do homem” (Lucas 2:52). O crescimento de nosso Senhor era mental (sabedoria), físico (estatura), espiritual (graça de Deus), e social (favor do homem). O crente também deveria experimentar quatro formas de crescimento. O filho de Deus deveria ser como Cristo em cada área e relação de sua vida.

1. Relacionamento com Deus. O relacionamento Cristão com Deus inclui os importantes fatores de adoração, oração, estudo Bíblico, amor por Deus, confiança, obediência, e humildade.

2. Relacionamento consigo. Como anda no caminho Cristão, o crente se vê como um filho de Deus. Ele pertence a Deus; pois busca glorificar a Deus em seu corpo e mente (I Coríntios 6:19, 10). Ele dá a seu corpo, os cuidados apropriados de alimentação, descanso, exercício, e higiene. Como um filho de Deus, ele tem respeito próprio. Ele busca desenvolver sua mente e personalidade e busca usar o seu tempo, talentos e posses de uma maneira correta.

3. Relação para com o pecado. No andar Cristão, o crente enfrenta provações. A tentação não é o pecado em si. A tentação se torna pecado quando alguém cede a ela. O crente pode vencer a tentação tendo sua mente e coração cheios da palavra de Deus, dependendo do poder vitorioso de Cristo, e coroando a tentação com as obras de justiça. O crente deveria confessar seus próprios pecados e perdoar o pecado dos outros. Os pecados dos Cristãos são perdoados pelo sangue de Jesus Cristo, o Advogado (I João 2:1, 2). A responsabilidade do Cristão está em confessar os seus pecados a Deus e aceitar o Seu perdão (I João 1:7-9).

4. A palavra. Cristãos não são participantes das obras do mundo (João 15:19 e 17:16). O mundo está crucificado para eles (Gálatas 6:14). Eles “amam”, não o mundo, nem as coisas que no mundo há” (I João 2:15: João 8:23; Romanos 12:2; Efésios 2:2, 12; 5:11; Filipenses 3:19, 20; Colossenses 3:2; Tiago 1:27; 4:4; I João 2:15-17; 4:4, 5, 19). “Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim Tilhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” (II Coríntios 6:17, 18). Os Cristãos são estranhos e peregrinos no mundo (I Pedro 2:11; Hebreus 11:13-16). Os Cristãos são odiados pelo mundo e perseguidos por ele (João 15:18-20; 16:33; 17:14-16; I João 3:13; 4:4-6).

5. A massa da humanidade. O Cristão, em relação à massa da humanidade, busca “fazer o bem a todos os homens” (Gálatas 6:10). Ele se torna o canal através de quem Cristo pode mostrar o Seu amor pela humanidade. O filho de Deus busca aliviar o sofrimento, a fome, a ignorância, e a solidão que experimenta a humanidade. Ele tem compaixão pelo perdido. Ele se faz um evangelista pessoal, uma testemunha para o evangelho. Ele obedece o mandamento do Senhor, “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). O Cristão é o “sal da terra” (Mateus 5:13), e a “luz do mundo”(Mateus 5:14-16; Filipenses 2:15, 16; I Pedro 2:9). Ele é uma “epístola viva” lida pelos homens (II Coríntios 3:2, 3), um embaixador de Cristo (II Coríntios 5: 20).

6. Governos Terrenos. Nosso Senhor fez separação entre igreja e estado quando disse, “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Mateus 22:21). O Cristão será um bom cidadão, pagará seus impostos, e orará por aqueles que estão em autoridade (Romanos 13:1-7; Tito 3:1; I Pedro 2:13-15). “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (I Timóteo 2:1, 2). Quando as leis de Deus entram em conflito com as instruções de Deus, o Cristão deve obedecer Deus mais que aos homens e até mesmo morrer por Cristo. (Atos 4:19; 5:29).

7. O lar Cristão. Em relação à sua família, o crente que tem o andar Cristão, buscará manter um lar Cristão. Cristo será exaltado como o cabeça do lar. Os ensinos da Bíblia determinarão a base e natureza da vida familiar. Adoração, oração e estudo Bíblico, ocuparão um importante lugar dentro do lar. “Venerado entre tudo seja o matrimônio, e o leito sem mácula...”(Hebreus 13:4). O estado de solteiro, contraria o ensino Romano, não é superior ao estado de casado. Paulo advertiu que “... nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares...” (I Timóteo 4:1-3). Aquele que está casado pode obter um degrau de espiritualidade maior do que o que está solteiro. Sexo, como expresso no casamento, não é pecaminoso; mas é permitido por Deus. Ele é um meio de expressar verdadeiro amor entre esposa e marido. Em andando conforme o caminho Cristão, cada membro da família seguirá as instruções dadas na Bíblia concernentes a ele próprio. A Bíblia dá instruções para os maridos (I Pedro 3:7; Colossenses 3:19; Efésios 5:25, 28-33; I Coríntios 11:3; 7:3-6), para as esposas (I Pedro 3:1-6; Colossenses 3:18; Efésios 5:22-24; Tito 2:4, 5; I Coríntios 7:3-6; 11:7-12), para os pais (Efésios 6:4; Colossenses 3:21; I Tessanolissenses 2:11; I Timóteo 5:8; Lucas 11:11-13; II Coríntios 12:14; Provérbios 13:24; 22:6; 29:15; I Timóteo 3:4, 5, 12, Tito 1:6; Hebreus 12:7; Salmo 103:13), e para os filhos (Efésios 6;1-3; Colossenses 3:20; Eclesiastes 12:1).

8. Cristão companheiro. Os Cristãos encorajarão, exortarão e serão exemplos uns para com os outros (I Timóteo 4: 12), Eles amarão uns aos outros (João 15:12; I João 3:14). Eles perdoarão uns aos outros (Efésios 4:32). Eles carregarão a carga uns dos outros (Gálatas 6:1-5) “...se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”(Filipenses 2:1-4). Os crentes se reconhecerão como membros de um corpo (Romanos 12:3-13; I Coríntios 12:12-27) “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:2, 3).

9. A Igreja. O crente que mantém o andar Cristão, freqüentará os trabalhos da igreja regularmente. “Não deixando de congregar, como é costume de alguns, mas exortando uns aos outros, conforme vedes que aquele dia vai se aproximando” (Hebreus 10:25). O amor, o companheirismo, e serviços do Cristão, podem ser encontrados nas relações sociais que são expressas nos cultos, atividades e obras da igreja. O crente contribuirá “conforme Deus o faz prosperar”, para dar sustento financeiro à obra do Senhor (I Coríntios 16:2; II Coríntios 9:6, 7). A Bíblia apresenta o dízimo (um décimo do rendimento) e oferendas básicas, como método sistemático para suporte da obra do Senhor (Gênesis 14:20; Hebreus 7:2-6; Gênesis 28:22; Mateus 23:23; Lucas 11:42; Malaquias 3:8-10.) O crente usará seus talentos voluntariamente à serviço do Senhor.(Romanos 12:3-8; Efésios 4:7, 11-16).

10. Andando por onde responde a oração. O crente que se coloca diante de Deus em Cristo e anda em amizade junto Dele, está “onde Deus responde a oração”. Jesus disse: “Se vós habitardes em mim, e minhas palavras habitarem em vós, vós pedireis, e será assim feito para convosco” (João 15:7). A oração é a resposta para toda questão e a solução para todo problema. A oração provê a resposta porque ela é a expressão devocional do contato do crente com a Pessoa que é a resposta. A resposta para os problemas não é somente O que, como também Quem. Soluções de problemas estão não em uma coisa, mas em uma Pessoa. A oração é a resposta, porque Cristo é a resposta. A oração do crente abre portas fechadas, remove barreiras, e derruba bloqueios porque permite Cristo realizar Suas obras gloriosas. A oração provê as respostas aos problemas da vida não simplesmente pelo fato de que a oração expresse uma vida, mas pela existência da relação fundamental entre o crente e Deus através de Cristo pela oração. Portanto, a oração eficaz, é resultado não do volume, quantidade de palavras, tempo, ou lugar da oração. Ela resulta do reconhecimento desta relação redentiva.

Os crentes que reconhecem suas relações redentivas com Deus através de Cristo, não centralizam a atenção sobre eles mesmos; eles a centralizam sobre Deus. Eles não tem os seus olhos em sua própria prece; eles mantém os olhos direcionados a quem estão orando. Eles não são egocêntricos; eles são centralizados em Deus. Na oração eles tem consciência em Deus, não em si. Alguns homens acham que orar é difícil e desapontador. Eles oram, mas recebem em resposta somente o eco de suas vozes. Embora tenham orações persistentes, questões permanecem sem resposta e os problemas permanecem sem solução. Eles estão em falha no reconhecimento da relação redentiva entre eles e Deus através de Cristo, que faz possível a eficácia da oração.

A oração do lado dos incrédulos é como tentar bombear água de um poço quase vazio fazendo uso de uma velha e enferrujada bomba. A oração do lado dos crentes instruídos que em constância mantém uma amizade viva e amável para com Deus através de Cristo, é como o fluir da água de uma montanha com uma fonte inesgotável, um poço artesiano, ou uma poderosa Cataratas do Iguaçu. Alguém poderia transmitir por um microfone da rádio, mas a menos que o engenheiro ligue a chave apropriada, ninguém poderá ouvir a sua voz. Um botânico do mar, poderia andar pelo leito do oceano usando seu equipamento de mergulho, mas não poderia respirar a menos que seus companheiros de superfície mantenham seu suprimento de oxigênio. Um bonde elétrico pode estar lotado de passageiros, o operador pode estar em seu controle, e o cobrador pode contar o seu dinheiro, mas eles não podem viajar sobre os trilhos, a menos que se conecte a eletricidade. De uma maneira similar, os crentes poderiam orar sem cessar, as igrejas podem ter dias de oração, e as congregações podem orar durante toda a noite em torno do relógio, mas as orações não alcançarão alturas maiores que o telhado da igreja, a menos que o contato esteja estabelecido com Deus através de Seu filho, Jesus Cristo.

O contato redentivo com Deus pode ser estabelecido somente através de Seu Filho, Jesus Cristo. Cristo é o único Salvador; o Cristianismo é o único caminho até Deus. Cristo é a única porta para o trono da graça de Deus, Ele é o único elo entre Deus e o homem. Se os homens ignorá-Lo, não há outro caminho pelo qual eles possam possuir uma relação satisfatória com Deus. A fé é o ato e atitude através da qual o homem estabelece contato com esta gloriosa pessoa. A oração eficaz resulta do funcionamento normal desta amável relação. A oração opera portanto, porque permite Cristo operar. A oração muda as coisas porque permite que Cristo mude as coisas. A oração muda as pessoas porque permite que Cristo entre em suas vidas e as transforme de acordo com Seu glorioso propósito. A oração resolve os problemas porque traz quem ora numa posição requerida mediante a qual Cristo pode trabalhar na vida de alguém.

Você está vivendo onde Deus pode responder a oração?

Você hoje habita Nele, de forma que você possa clamar no nome de Jesus por uma resposta quando ora?

Você está certo que nada pode impedir a sua abençoada comunhão lá; quando de joelhos diante do trono, fizeres conhecidos teus pedidos?

Você está vivendo onde Deus responde a oração?

Pense nisso e deixe Deus e Jesus Cristo abençoar, moldar e modificar os rumos da sua vida.

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” Apocalipse 3:20

Um comentário:

Anônimo disse...

olá, gostei dos teus argumentos, sou de Piracicaba SP. queria pedir pra vc me add no msn: pira.psj@gmail.com

Deus te abençõe.