Lembra-te do dia de sábado para o santificar - Êxodo 20:8

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA DA IGREJA DE DEUS - III

Ao se assumir a decisão de servir a Deus em Espírito e em verdade, é sumamente importante se examinar diligentemente, não somente os princípios de fé do movimento a que se afilia como também sua origem e legitimidade. Desta forma, julgamos por bem apresentar ao leitor, a Igreja de Deus (7º dia) e alguns de seus fundamentos bíblicos.

As Escrituras, falando sobre o assunto, repetidas vezes nos leva a entender que só existiu uma única Igreja, desde o princípio; “Há um só corpo... Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. (Ef. 4:4,5). Este único corpo é identificado como sendo a Igreja, cujo cabeça é Cristo. (I Cor. 12:20, 27; Ef. 1:21, 22; Col. 1:24). É chocante com a palavra de Deus a existência de tão grande número de denominações religiosas, todas se considerando igrejas e dizendo ter Cristo como cabeça. Só o fato da falta de comunhão existente já testifica que não são um mesmo povo; também não se apoia na Bíblia a teoria que Jesus vai, na Sua vinda, arrebatar um pouco de cada movimento. A verdade bíblica é que antes da vinda do Senhor, os que forem dele serão retirados dos movimentos religiosos, e participarão da única e verdadeira Igreja; “Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados...” (Apoc. 18:4). “Para apresentar a Si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef. 5:27). Ver II Cor. 11:2). Diante deste fatos, não é recomendável que o leitor permaneça indiferente, como que se o assunto não lhe tocasse; pelo contrário, deixe que o Espírito de Deus opere em ti. Faça como os bereanos: “... examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim” (Atos 17:11). “Deus dá Seu Espírito ÀQUELES QUE LHE OBEDECEM!” (Atos 5:32). Se temos o Espírito Santo, certamente nos deixaremos guiar em TODA A VERDADE. (João 16:13 e 14:26).

Origem da Igreja
A Igreja foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo e se identificou, nos dias apostólicos, como a Igreja de Deus. O apóstolo Paulo só reconheceu três povos sobre a terra: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos JUDEUS nem aos GREGOS, nem à IGREJA DE DEUS”. (I Cor. 10:32). Destaque nosso. Confira ainda: Atos 20:28; I cor. 11:6. Começando por Jerusalém, a Igreja deveria se espalhar por toda a Judéia, Samaria e Até aos confins da Terra e as portas do inferno (Hades) não prevaleceriam contra ela. (Atos 1:8; Mat. 16:18). A Igreja sobreviveu! Nem mesmo as grandes perseguições conseguiram apagar sua intrepidez. Fontes históricas nos relatam dos valorosos guardadores dos mandamentos de Deus e da fé de Jesus. Resistindo às pressões, os santos progrediram, trazendo uma das características do verdadeiro povo de Deus, o Seu sinal; a guarda dos mandamentos de Deus e da fé de Jesus. Resistindo às pressões, os santos prosseguiram, trazendo uma das características do verdadeiro povo de Deus, o Seu sinal; a guarda do santo Sábado. Luc. 23:56; Ezeq. 20:12, 20. A lei dominical de Constantino. (321 AD. ) e a arrogância das decisões do Romanismo pagão (Concílio de Laodicéia em 364 A. D.) não conseguiram sufocar a verdade. Na Idade Média, os Valdenses prosseguiam firmes: “Eles guardavam o Sábado, praticavam o batismo conforme a Igreja apostólica e instruíam seus filhos nos Artigos da fé cristã e nos mandamentos de Deus” — Church History por Jones. Vol II. Cap. 5. Estas eram as informações que Luiz XII obteve, quando investigava as falsas acusações que o Romanismo atribuía aos Valdenses. Documentos ingleses revelam que, no início do século 16, muitos movimentos identificados como “Igreja de Deus”, se nomeavam na Inglaterra: “Se hão achados vários grupos de observadores do Sábado, que se denominam Igreja de Deus”. — Plaza de Devonshire — 1547 A.D.

“A Igreja de Deus se aferra que o dia de descanso deve ser Sábado”. Londres — Inglaterra — Anos 1649 e 1667 A.D.

“Por toda a Gales existem grupos da Igreja de Deus que se obstinam em guardar o Sábado”. — Investigação sobre o Sábado, por Ellix em 1662 A.D.

Em 1664, um missionário da Mill Yard Church of God “Igreja de Deus de Mill Yard” chegava da Inglaterra a Newsport Rhode Island, estabelecendo em 1671, a primeira Igreja de Deus nos U.S.A. O livro “História da Igreja na Nova Inglaterra” — 1769-1783 menciona a fé deste irmão, no que se refere aos Dez Mandamentos como estandarte de uma vida sem pecado e a observância do Sábado ao invés do Domingo. “Stephen Munford veio de Londres em 1664 trazendo a Doutrina dos Dez Mandamentos, tal qual foram entregues a Moisés no Monte Sinai, e pregava que estes eram de caráter moral e imutáveis; que um poder anti-cristão logrou mudar os tempos e a lei e trocou o dia de repouso do Sábado, sétimo dia da semana, pelo Domingo, primeiro dia da semana”. (História da Igreja na Nova Inglaterra — 1783). A Igreja de Deus foi, portanto, a primeira de fé nos santos mandamentos, nos U.S., ainda que posteriormente alguns de seus participantes se filiaram ao Movimento Batista do Sétimo Dia, que se organizou oficialmente em 1802. Vejamos um relato feito pela Igreja de Newport — R.I.: “Vós tendes completa liberdade para administrar as ordenanças de Deus, entre as chamadas Igrejas de Deus”. (Perguntas aos candidatos ao Ministério).

Quanto ao Movimento Adventista do Sétimo Dia, chegou a haver certa aproximação com a Igreja de Deus; “Eu me sentia plenamente firme na verdade do Sábado e foi no ano de 1845 quando David Hewitt, de Battle Creek e eu juntamente começamos a observar o Sábado. Aproximadamente neste tempo, conheci o ancião José Bates, que convencemos sobre a verdade do Sábado. Ao mesmo tempo nos pusemos em contato com Gilbert Cranmer, que era ministro da Igreja de Deus, o qual nos disse que muitas coisas já tínhamos conforme a Bíblia, mas que nosso erro era a aplicação profética respeito ao ano de 1844. Este se recusava a aceitar as visões da Sra. White”. (O Clamor da Meia-Noite, por J. C. Day e S. D. Hancock). Mais tarde, estes ministros se tornaram ministros da Igreja de Deus. Bates, porém, segui entusiasta de White. O Min. Cranmer, fiel crente nos dons espirituais, se decepcionou, pois não viu as curas de que Bates lhe falara: “Ele (Bates) disse-me que os dons eram manifestos entre eles, que tinham o Dom de profecia e o Dom de curar os enfermos. Porém, enquanto que estava com eles, eu nunca soube de alguém sendo curado, eu os vi tentar, mas sempre falharam. Nisto eu estava desapontado. Vi também que o espírito de profecia, com eles, estava confinado totalmente a uma mulher. Vi que eles contradiziam a si próprios e à Bíblia”. (The Hope of Israel). 10 de agosto de 1863.


A Igreja de Deus no Brasil
Em 1978 se iniciava contatos de um modesto movimento de zelosos crentes do Brasil, com a direção da Igreja de Deus dos U.S.A. e México. No final de 1979, se reunia na cidade de Campinas-SP o ministério da Igreja do Brasil, com representantes do General Council of the Churches of God (7th Day) dos U.S.A. e da Organización General de las Iglesias de Dios (7º Dia) en México, de cuja reunião se deu origem oficial à Igreja de Deus no Brasil.

3 comentários:

henrique disse...

A Igreja de Deus do Sétimo Dia representa uma linha de cristãos sabatistas que rejeitaram as visões e ensinamentos de Ellen G. White. Como movimento teológico, surgiu antes da formação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em 1858, cinco anos antes da fundação da Igreja Adventista, um grupo liderado por Gilbert Cranmer (1814-1903), separou-se dos adventistas que davam suporte às visões de White. Outro corpo adventista sabatista independente formado em Iowa, em 1860, juntou-se com a Igreja de Deus do Sétimo Dia em 1863.
A publicação chamada The Hope of Israel (atual The Bible Advocate) iniciada em 18632 foi o principal meio de publicação e disseminação da teologia oficial do movimento. Através desta publicação, as doutrinas da segunda vinda e do sábado foram aceitas no movimento. As publicações ajudaram o movimento a estender-se para os estados de Missouri, Nebraska e para o Canadá.
Em 1884 a Conferência Geral da Igreja de Deus foi organizada. Eles incorporaram em 1899 o "Sétimo Dia", e em 1923 foi acrescentado ao nome da denominação. Os escritórios da denominação foram estabelecidos inicialmente em Stanberry, Missouri.
A conferência unida chamada "Igreja de Deus do Sétimo Dia" permaneceu até 1933.3

assim esta na wikipédia a inciclopedia livre fala que este grupo caminhava juntos ate as previzoes e erros comesaren a dar problemas mais se for a verdade entao temos que seguir todos os ensinamentos das disidencia da igreja de DEUS como o nome de Deus segundo o tetragrama falar o nome de yarochua e seguir os israelitas da nova aliança qual a verdade

Anônimo disse...

Na verdade, em 1979, foi o ministério da Organização Geral Universal dos Primogênitos que se reuniu com representantes do General Council of the Churches of God (7th Day) dos U.S.A. e da Organización General de las Iglesias de Dios (7º Dia) en México. Essa reunião não aconteceu em Campinas mas, sim, em CRUZEIRO-SP. Também não foi nessa reunião de 1979 que deu orígem à Igreja de Deus. A origem mesmo só foi acontecer em janeiro de 1984, quando dez (10) dos principais pastores e líderes foram batizados e ordenados como ministros pelo Min. Carlos Garcia, do México. A partir iniciou-se uma larga difusão da Igreja de Deus no Brasil. (Fotos e documentos em poder do Min. Gilberto)

reinaldo mollás agudo disse...

a paz seja comvôsco .como explicar o capitulo de apocalípse 7:4-15?por favor pesso que que se possível que me ajudem.estou lhes enviando meu imail:reinaldomollas2@hotmail.com
ficarei muito grato.