Lembra-te do dia de sábado para o santificar - Êxodo 20:8

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BATISMO BÍBLICO

Existem muitos argumentos sobre o batismo das águas. Pontos importantes sempre são abordados, todavia notamos que detalhes que serão aqui abordados, raramente ou nunca são comentados. Antes, vamos analisar alguns aspectos desta importante doutrina:

1. Para que serve o batismo?
a) Lavagem dos pecados: At 22:16
b) Remissão ou perdão dos pecados: Mc. 1:4 e Atos 2:38
c) Simboliza morte, sepultamento e ressurreição: Rm. 6:3-8 e Cl. 3:1-3
d) Integração na Família de Deus e no Corpo de Cristo, a Congregação: At 2:47, At 2:41 e Gl. 3:27-29

2. Que passos devem anteceder ao batismo? Arrependimento e conversão.
a) Reconhecer que é um pecador e que está perdido: Rm. 6:23, Rm 3:23, Rm 5:12 e Is. 55:7
b) Reconhecer que só por meio do sacrifício de Cristo é possível o perdão: Cl 1:14, Ef 1:7, Hb 9:14 e Rm 5:9
c) Arrepender-se e abandonar todos os pecados: At 3:19 e Cl. 3:5-9
d) Sentir a necessidade urgente do batismo: Atos 22:16 e Atos 2:37, 38

3. Quem deve ser batizado?
Somente pessoas realmente convertidas ao verdadeiro Deus. Isto exclui obviamente as crianças recém-nascidas ou mesmo os juvenis que não estão maduros o suficiente para compreender o ato.

4. Onde deve ser feito o batismo?
Sempre que possível em águas correntes. Devemos evitar águas paradas, como tanques, piscinas ou lagos: Jo 3:23, Mc. 1:4, 5 e At 8:38

Em Cristo, não entramos mais em juízo. Aquele que anda em espírito e está morto para o pecado, dele está justificado: Rm. 6:6, 7

Conforme já vimos, a Bíblia diz que a recompensa ou o salário do pecado é a morte; que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Biblicamente, existem duas mortes: A primeira, a física ou natural, como consequência física do pecado e a segunda, a espiritual e definitiva, pelos efeitos espirituais do pecado. Ver Ap. 20:6.

Todos, indistintamente, estão sujeitos às duas mortes. Isto quer dizer que nós também vamos enfrentar a segunda morte? Absolutamente, não! Os que receberam de boa vontade o sacrifício de Cristo como o pagamento do resgate do pecado e que passaram pela morte simbólica do batismo, já morreram, portanto, uma vez. Ou seja, em Cristo já passaram pela morte espiritual. Já não andam mais na carne. E sim, no Espírito! Ver Rm. 8:1. Não há porque entrarmos em juízo pelos nossos pecados, se Jesus já pagou o preço, se foi julgado e morto por nós e nos livrou da condenação. Aqueles que morrem sem aceitar a Jesus como seu substituto e salvador, estes sim, serão objeto do juízo, condenação e segunda morte, pois assumiram a responsabilidade pelos seus pecados. A morte espiritual via batismo em Cristo, eles a rejeitaram!

DETALHES IMPORTANTES

Para muitos, basta serem batizados. Outros há que minimizam o valor do ato ou nem o julgam necessário. Desde que se creia em Jesus, a pessoa já está salva, dizem. O batismo é apenas um complemento religioso para um testemunho público de fé e nada mais. Seria isto mesmo?

De modo algum. Veja que tanto João Batista, bem como Jesus e Seus apóstolos enfatizaram a necessidade do batismo. E note também que este era feito urgente, logo após a conversão. É obvio que o converso deve ter um conhecimento mínimo da Palavra de Deus, que lhe permita discernir o que é pecado, sem o que não há como haver o arrependimento, mas não é por isto que ele deva entrar numa fila ou esperar uma data festiva, para se livrar de seus pecados!

1. A fórmula batismal
Todos, seguramente, conhecem a ordem batismal dada por Jesus aos Seus doze apóstolos. Note que os triteístas, ou seja, os trinitarianos de hoje, adoram mencionar este versículo porque lhes parece um apoio importante ao dogma da trindade. Sabemos que esta doutrina teve sua origem no concílio de Nicéia, no ano 325 e que foi tomando forma em concílios posteriores. A fórmula de Mateus: “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito santo” passou a ter relevante importância, em função do dogma que passou a ser defendido pela igreja romana.

Escritores ligados à história testificam que, no princípio, os apóstolos somente batizavam “em nome de Jesus” e que a “fórmula trinitária” só foi adotada mais tarde. A nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém, pg. 1896 diz de Mateus 28:19:
“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar em nome de Jesus cf. At 1,5 + 2,38. Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da trindade...”.

Willston Walker, ex-professor de História Eclesiástico na Universidade de Yale, E.U.A., escreveu:
“Entre os primeiros discípulos o batismo era, em geral, feito ‘em o nome de Jesus Cristo’. Não há menção ao batismo em o nome da trindade no Novo Testamento, exceto no mandato atribuído a Cristo em Mateus 28.19. Esse texto é, no entanto, muito antigo. Nele fundamentam-se o Credo dos Apóstolos e o costume registrado no Didaquê e em Justino. Os líderes cristãos do século III continuaram a reconhecer a forma mais antiga e o batismo em nome de Cristo era considerado válido, embora irregular, ao menos em Roma, a partir da época do Bispo Estevão (254-257), com toda a certeza.”. História da Igreja Cristã, Vol. 1, pág. 129 – Editora Aste.

Na verdade, a Palavra de Deus confirma isto. Notemos que os batismos das águas, realizados na igreja apostólica, foram feitos mesmo “em nome do Senhor Jesus Cristo”.
Batismo em nome do Senhor Jesus
a) Judeus que receberam a Jesus - Três mil judeus, no dia de pentecostes: At 2:38, 41
b) Gentios posteriormente convertidos - Cornélio e seus amigos: Atos 10:47, 48
c) Os samaritanos: At 8:16
d) Saulo batizado por Ananias: At 22:16
e) Os discípulos de João Batista: At 19:4 e 5
f) Os coríntios: I Co 1:13 e 6:11
g) Os romanos: Rm. 6:3
h) Os gálatas: Gl. 3:27
i) Os colossenses: Cl. 2:12

Por que os apóstolos invocaram o nome de Jesus no batismo?
Os apóstolos, levados ao Monte das Oliveiras após a ressurreição do Mestre, receberam instruções e entre estas, a do batismo. Poucos dias depois, receberam o revestimento do espírito santo. Cheios do poder, começaram a pregar e a batizar. E aí, fizeram o batismo em nome de Jesus. Erraram? De modo nenhum! Estavam sendo guiados pelo Espírito santo. Alguém se atreveria em dizer que o Espírito santo os guiou no erro? Os que recusam o batismo em nome de Jesus, rejeitam o Espírito que operou neles.

Vejam outras situações:
a) Orações. Em nome de quem devem ser feitas? Jo 14:13, Jo 14:14 e Jo 15:16
b) Curas, exorcismo: Mc 16:17 e At 16:17, 18
c) Jesus é o único nome para salvação, perdão: At 4:12, At 10:43 e I Jo 2:12
d) Invocado sobre nós: Tg 2:7

Você já viu alguém usar somente a palavra “Filho, ou em nome do Filho” para uma cura ou expelir um demônio? Por que enfatizam e com autoridade o nome “Jesus Cristo”? Ora, se para isto é importante invocar e pronunciar audivelmente o nome “Jesus”, por que não, para cancelar os pecados? Convenha conosco que pronunciar as palavras “Pai, Filho e Espírito santo” nenhum nome foi invocado ou pronunciado! E neste caso, para o fim a que se propõe, valeu este batismo?

Contra o Espírito santo? Alguns “bem-intencionados” dizem que não têm nada a ver com os apóstolos, que eles estão seguindo é Jesus e não aos apóstolos! Outros, mais ousados ainda, dizem que “os apóstolos erraram!”. Na verdade, estas acusações são seríssimas. Os apóstolos não fizeram nada de si mesmos! Eles estavam sendo dirigidos pelo Espírito santo e foram confirmados pelo Senhor Jesus conforme Jo. 14:26, Jo. 16:13 e Lc 10:16

Quem faz tais afirmações, na verdade está se julgando mais espiritual que os santos apóstolos e discordando do Espírito de Deus. Está condenando a Jesus, pois neste caso Jesus escolheu mal seus sucessores. De Jesus nós temos a ordem; dos apóstolos, temos o exemplo, a execução, o modelo!

Pense bem: Em havendo duas fileiras, uma dos apóstolos e dos que foram batizados em nome de Jesus e outra, da igreja romana e de seu batismo trinitária, em qual das duas você quer estar? Ordem é uma coisa e execução é outra! Por exemplo, Jesus nos instruiu a orar ao Pai “em meu nome”. Como você executa isto? Termina uma oração ao pai, dizendo: “tudo eu Te peço em meu nome”? Ou diz, em nome de Jesus? E como expulsa um demônio? Jesus disse: “em meu nome expulsarão demônios...” Você diz “em meu nome” ou em nome de Jesus? Por que só no batismo, você não quer buscar o nome ou julga não ser necessário pronunciá-lo?

Como batizamos? Explicamos ao convertido que o batismo é para perdão dos pecados, que o livrará do juízo e da segunda morte e que para torná-lo-á membro da igreja de Deus e herdeiro juntamente com a família de Deus no reino vindouro. Invocamos a autoridade de Deus, o Pai e a direção de Seu Santo Espírito para o ato e imergimos o convertido totalmente nas águas, em nome do Senhor Jesus Cristo, para remissão de seus pecados. Em seguida, é realizada a imposição de mãos do ministério sobre os batizados para que estes recebam o dom do Espírito santo.

2. Quem te batizou ou vai te batizar?
Se o batismo nos une, nos liga à igreja, o Corpo de Cristo, é importante saber quem vai nos batizar. Sim, por que se esta pessoa foi batizada e ordenada numa determinada religião, é lá que nos seremos ligados. Mesmo que este oficiante não mais esteja lá, mas é lá que tem suas raízes. Esta é uma das causas que a Igreja de Deus não aceita batismo procedente de outras organizações religiosas. Aceitar significa reconhecer tais organizações como legítimas, pois estamos aceitando seus ofícios como válidos diante de Deus! Sinceramente, não somos assim por prepotência ou coisa parecida, mas por sermos sinceros diante de Deus e coerentes com Sua Palavra. A Bíblia ensina um só Deus e um só povo Seu, a igreja de Deus. Também a igreja de Deus só tem uma única cabeça, que Cristo. Se aceito outras organizações religiosas ou reconheço seu trabalho como válido, entendo que deveria imediatamente me unir a elas. Além disto, estarei aprovando as inúmeras divisões religiosas existentes. Somos contra qualquer tipo de divisão religiosa! Isto é incoerência e é contra a Bíblia. Ademais, a grande maioria destas religiões confessa abertamente que teve sua origem na religião papal. Não podemos admitir isto, uma vez que Jesus foi claro que as portas do Hades não prevaleceriam contra Sua igreja e que Ele mesmo estaria com ela e seus remanescentes todos os dias, até a consumação dos séculos.

Você já pensou se o seu batismo não valeu nada? Como vai ficar sua fé? E se você morrer com um só batismo inválido? Se o leitor se preocupa com sua salvação e se orienta pelas Escrituras, o momento é de reavaliar a situação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente a Igreja de Cristo tem sido atacada com as mais variadas haresias, e uma delas é o unicismo.Se o batismo era realizado em nome de Cristo na Igreja primitiva, por que encontramos vários escritos dos primeiros séculos fazendo menção ao batismo em nome da Trindade, já que estes ecritores foram testemunhas auriculares dos ensinamentos dos apóstolos? Jesus deu uma ordem. O não cumprimento a uma oredem de Cristo constitui-se desobediência. Então, ou os apóstolos desobedeceram a Cristo, ou eles não usaram de fato a fórmula "em nome de Jesus".